A origem do Rubacão
07.02.2024
O rubacão é um prato típico da Paraíba e do Ceará. Na prática, é uma variação do tradicional baião de dois mas, ao mesmo tempo, tem uma diferença. O rubacão se torna único porque a receita leva feijão-de-corda , feijão macassar ou feijão-verde, além de arroz vermelho, queijo coalho, queijo-manteiga, nata e carne que pode variar desde a da ave avoante, arribaçã, ou charque ou carne do sol, além de outras variações, como bacon, calabresa e paio.
Para algumas pessoas, esse prato se assemelha ao mejadra, de origem árabe, que leva em sua composição lentilha, arroz e iogurte. A textura deve ser úmida.
O rubacão também é conhecido como ribação, arribacão, ou arrubacão, que popularmente recebe este nome devido a carne de origem do prato, que é a carne deste pássaro – arribação ou arribaçã, conhecido como avoante – (Zenaida auriculata), de pequeno porte, mas que agora está em extinção, sendo a sua caça proibida pelo IBAMA.
Além dos Estados da Paraíba e Ceará, o prato é apreciado em Pernambuco e no Rio Grande do Norte e bastante consumido na época das festas de São João.
Fonte: site Tudo Gostoso
Ver todas
Voltar