As diferenças entre biodiesel e etanol
23.11.2020
A garantia de estoque de biodiesel se dá pela armazenagem de matérias-primas, diferentemente do etanol. Isso precisa ser levado em conta quando o CAB (Comitê Abastece Brasil) sugere uma transição para um modelo de comercialização semelhante ao do etanol, como se fosse algo simples e produtos com características similares.
Além disso, os problemas presentes atualmente em diversas cadeias produtivas serão igualmente prejudiciais ao biodiesel. A transição para um novo modelo requer do Governo Federal a indicação de uma solução efetiva e funcional perante o CONFAZ, que minimize o acúmulo de créditos de ICMS e reduza os efeitos da estrutura tributária nacional.
Atualmente, o CAB considera o HVO um tipo de biodiesel e sugere que ele faça parte do mandato do biodiesel. Ou seja, busca a inserção de um combustível que ainda nem é produzido ou regulamentado no Brasil. Vale destacar que, embora seja positiva a entrada de novos biocombustíveis no mercado, isso deve ser feito de forma transparente e com previsibilidade, cumprindo todos os ritos legais e de forma a substituir os combustíveis fósseis.
Não faz sentido algum colocar biocombustível para concorrer com biocombustível, enquanto o diesel brasileiro ainda é 88% fóssil e precisa importar 20% deste combustível de petróleo.
Fonte: site Epbr
Ver todas
Voltar