Produção de biodiesel somou 6,43 milhões de m³ em 2020



15.02.2021

Embora o setor de biodiesel não tenha saído ileso das dificuldades de 2020, o ano não foi totalmente ruim para o setor. Considerando a pequena retração na demanda de óleo diesel, o aperto na oferta de óleo de soja e os leilões conturbados, as usinas conseguiram colocar um total de 6,43 milhões de m³ de biodiesel no mercado.

Este volume é 9% superior ao registrado durante o período anterior. Além disso, esse foi o quarto ano consecutivo em que o setor de biodiesel bate o próprio recorde de produção. Aumentos anuais sucessivos têm sido a tendência para o segmento desde que a produção de biodiesel passou a ser acompanhada pela ANP, em 2015.

Considerando os 56,6 milhões de m³ de diesel que foram vendidos no mercado brasileiro no ano passado, a produção de biodiesel superou a demanda em aproximadamente 131 mil m³. Até julho, os saldos haviam sido todos negativos e a produção chegou a ficar 117,1 mil m³ abaixo do consumo. De agosto em diante, contudo, o mercado se inverteu.

Durante boa parte do ano, a atividade da indústria foi alavancada pela introdução do B12, atendendo ao cronograma fixado pela Resolução 16/2018 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Somado ao adiamento – de março para setembro de 2019 – na implementação do B11, isso se transformou em uma comparação bastante favorável para 2020. Ou seja, com a exceção de alguns dias no mês de junho, quando a ANP baixou de forma emergencial a mistura para B10, a comparação de março a setembro é entre B10 e B12.

Nos dois últimos bimestres do ano, quando a ANP novamente determinou que a mistura obrigatória fosse reduzida para garantir o abastecimento, a produção ainda conseguiu se sustentar em patamares bastante similares aos de 2019. Entre setembro e outubro, o mercado brasileiro retrocedeu para o B10; já em novembro e dezembro, foi adotado o B11.

No comparativo anual, a produção teve uma redução apenas nos meses de abril e no dezembro. O primeiro foi justamente o período de maior impacto das medidas para o controle da pandemia do coronavírus, o que fez com que a produção tivesse seu pior nível mensal desde fevereiro de 2019, quando a mistura adotada ainda era o B10.

Fonte: site BiodieselBr



Ver todas
Voltar
×