Os benefícios de consumir soja
10.03.2020
A proteína de soja é obtida do grão desengordurado da soja através de um processo que combina alta temperatura e pressão. Ela é uma proteína de origem vegetal benéfica à saúde, rica nutricionalmente, com baixo teor de gordura, colesterol e lactose e também é digestiva, pois contém fibras, que tem um sabor neutro fácil de ser inserido em diversas receitas.
Esta proteína é considerada um elixir da saúde pelos cientistas, já que ela é um alimento funcional, ou seja, contém substâncias que trazem benefícios à saúde, nutrientes essenciais para uma vida saudável e contribui para a redução de doenças crônicas.
Estudos clínicos e epidemiológicos mostram que as populações asiáticas, principalmente China e Japão, que consomem uma alimentação rica em soja, apresentam menos sintomas de síndrome do climatério, sofrem menos de osteoporose, afecções cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Por conta disso, diversas pesquisas para se conhecer os mecanismos de ação dos compostos naturais que se encontram na soja foram e estão sendo feitas.
Segundo a conclusão de alguns estudos já realizados, os efeitos saudáveis no corpo ocorrem graças a substancias como a saponina, que atua na manutenção do sistema imunológico e reduz a absorção do colesterol no intestino; o fitosterol, que reduz os níveis de colesterol; e as isoflavonas, que têm efeitos antioxidantes e atividade estrogênica, sendo um fitoestrógeno benéfico no combate aos sintomas da menopausa, ao envelhecimento precoce e ao excesso de gordura abdominal.
Fonte: site Dicas de Mulher
Ver todas
Voltar