A Origem do Arroz a La Cubana



15.02.2024

Apesar do nome, o Arroz a la Cubana não é um prato que se originou em Cuba: ele é uma receita tradicional de arroz espanhol, também conhecido como arroz cubano. Os ingredientes básicos incluem arroz, carne moída ou feijão, molho de tomate e ovos fritos, mas às vezes são acrescentados outros itens.

O Arroz a la Cubana é popular na Espanha, no Peru e nas Filipinas e pode ser cozido de várias maneiras. Algumas receitas espanholas retiram a proteína e incluem apenas arroz branco puro, molho de tomate e os ovos. O arroz é cozido no vapor ou fervido e o molho pode ser preparado de várias maneiras diferentes. Também pode ser usado o sofrito, um molho de tomate ao estilo espanhol preparado com alho, cebola e pimentão verde, tudo picadinho e cozido com o tomate no azeite espanhol.

Ao preparar o Arroz a la Cubana sem carne, o arroz é colocado no prato e é feito um recorte no meio. O sofrito ou molho de tomate vai para o centro oco e escorre pela lateral do arroz. O ovo frito é preparado com facilidade, o que significa que é cozido de um lado, depois virado e ligeiramente cozido do outro lado, apenas o suficiente para cobrir a gema. O ovo fica sobre a mistura de arroz e molho de tomate.

Já nas Filipinas, a receita adiciona carne moída ao prato e bananas sabas cozidas. A banana saba é comum nas Filipinas e geralmente é frita com a pele, descascada, fatiada e colocada na lateral do prato. Nesta versão do arroz cubano, os ovos fritos estão com o lado com a gema para cima.

Fonte: site Spiegato



Ver todas
Voltar
×