A origem do arroz com pequi



03.07.2023

Símbolo da gastronomia de Goiás, o arroz com pequi é um prato conhecido da cozinha local pela sua facilidade de preparo e pela alta demanda do turismo regional, marcando assim a cozinha do Cerrado.

A origem do arroz juntamente com o pequi está ligada ao processo cultural alimentar do Estado de Goiás, com a junção de práticas culinárias estrangeiras à cultura local pelo uso do arroz (origem asiática) com o pequi (fruta tipicamente brasileira). A origem do arroz com pequi também teve ligação devido a influências dos povos indígenas, negros africanos e portugueses ainda do século XVII.

Outro fator fundamental durante a formação da origem do arroz com pequi foi a presença de bandeirantes na região. Na época, a abertura dos terrenos da região centro-oeste acabou favoreceu a criação dessa identidade, principalmente devido as refeições terem sido baseadas na ingestão de grãos, arroz, carnes e aves.

Os ingredientes mais utilizados no arroz com pequi são: cebola, alho cru, sal, água, arroz branco, óleo de soja, pequi cru e cheiro verde a gosto.

Na receita mais popular, o arroz com pequi passa a ser refogado em uma panela com óleo, cebola e alho. O pequi é refogado por mais dois minutos até juntar com o arroz escorrido. Depois ele é temperado com sal e mexido abundantemente, tampado até o seu cozimento, finalizando com acréscimo do cheiro verde e sendo servido quente.

Fonte: site Bons de Garfo



Ver todas
Voltar
×