A origem do Baião de Dois



14.10.2024

Uma das receitas mais populares do Brasil, o baião de dois é um prato típico do Nordeste, vindo do Ceará. É preparado com arroz e feijão, usando preferencialmente o feijão de corda.

O nome “baião” deriva da dança típica, um ritmo musical que foi muito difundido por Luiz Gonzaga, que ficou conhecido nacionalmente como “O Rei do Baião”. Já o dois é por conta da mistura de arroz com feijão.

Sua história remete aos tempos das grandes dificuldades do povo nordestino com as secas, quando a comida era escassa e nada podia estragar ou desperdiçar. Dessa forma, o povo uniu as sobras da cozinha, arroz e feijão com o pouco que tinha de carne seca e queijo de coalho, surgindo assim esse famoso prato da cozinha nordestina.

Considerado um prato completo, ou seja, não precisa de acompanhamento, o baião de dois hoje em dia pode ser encontrado em todas as regiões do Brasil. Para fazê-lo deve-se cozinhar o arroz no caldo do feijão já cozido e temperado, misturando o feijão cozido com o arroz na panela ainda no fogo, e depois de pronto deve ser adicionado carne seca, paio ou linguiça e queijo coalho.

Fonte: site Caita



Ver todas
Voltar
×