Arroz doce, um clássico das Festas Juninas



27.06.2022

O mês de junho está terminando, mas as Festas Juninas ainda acontecem por todo o Brasil. Uma das receitas mais famosas nesta época do ano é o arroz doce. De origem asiática, essa sobremesa é presença certa nas mesas brasileiras, especialmente durante esse período.

Entre os países que comem arroz doce está a Índia, onde é comum encontrar arroz com açúcar em preparações de pratos típicos dos casamentos hindus. Na Tailândia, ele leva coco e é servido com fatias de manga e pouquíssimo açúcar.

O arroz doce chegou à Europa por volta do século 18. Depois, aportou em terras brasileiras via Portugal, na época do Império, quando foi acrescentada a canela em sua composição. No Rio de Janeiro, as pessoas ricas, a maioria de origem portuguesa, faziam vários pratos da terra-natal e uma de suas sobremesas preferidas era justamente o arroz doce.

Por aqui, o arroz doce adquiriu ainda outras variações, como o uso do leite condensado, que lhe conferiu mais sabor e doçura, e também o uso do doce de leite.

A primeira empresa brasileira a vender arroz no pacote, em supermercados e mercearias, foi a Brejeiro. Atualmente, a marca possui o Brejeiro Tipo 1, o Brejeiro Parboilizado, o Brejeiro Parboilizado Integral, o Brejeiro Premium, o Saboroso Tipo 1 e o Gimba Tipo 3. Todos produzidos com o sistema Water Polish, o mais avançado do mundo.

Fonte: site Frutos da Terra



Ver todas
Voltar
×