Avanços e oportunidades para o mercado de biodiesel



17.11.2020

O relatório do CAB (Comitê Abastece Brasil) divulgado em setembro seguiu uma linha focada apenas no biodiesel e deixou de analisar o que realmente deve ser feito para um plano estratégico de integração dos combustíveis.

A encomenda para produzir o relatório pode ter tido uma boa intenção, mas o resultado está muito aquém das expectativas do interesse da sociedade, que sabe que o Brasil tem nessa integração do uso dos combustíveis e biocombustíveis um potencial enorme para avançar rumo a uma matriz energética cada vez mais limpa.

Diante disso, foi solicitada a revisão do relatório considerando os seguintes aspectos: questões concorrenciais, estoques para garantir abastecimento, questões tributárias, biodiesel e HVO, volatilidade de preços, fiscalização, flexibilidade de contratação e entregas e abertura para importação de biodiesel, ou seja, praticamente refazer o trabalho com a amplitude que a sociedade exige.

Questões concorrenciais como o mercado de combustíveis é altamente concentrado – pelo lado da demanda –, com cerca de 70% do volume, sendo comercializado por apenas três empresas. O sistema de leilões protege não só os produtores de biodiesel que operam em tal mercado concentrado, mas também as distribuidoras de pequeno porte, que podem competir com certa isonomia com as grandes.

Isto é, os leilões oferecem uma oportunidade justa e equilibrada de concorrência, tanto para as distribuidoras como para os produtores de médio e pequeno porte. O fim deste modelo pode decretar maior concentração do mercado e, consequentemente, o fechamento de dezenas de empresas.

Outro ponto a ser analisado é a política de estoques para o modelo escolhido pelo CAB, que foi totalmente desconsiderada. É preciso incluir no relatório a análise sobre os benefícios do modelo atual de comercialização para atender ao mercado com segurança na questão de estoques. É importante ser considerado que o biodiesel possui singularidades que não permitem armazenamento por longos períodos de tempo.

Fonte: site Epbr



Ver todas
Voltar
×