Demanda brasileira por biodiesel pode dobrar nos próximos dez anos
03.03.2020
O mercado brasileiro de biodiesel poderá dobrar nesta década. De acordo com as estimativas feitas pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em 2019 foram consumidos mais de 5,8 bilhões de litros de biodiesel puro, volume que deverá avançar para 11,4 bilhões de litros em 2029. Os números fazem parte da edição do ano passado do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2029).
A expansão do biodiesel deve ser turbinada pelo cronograma de aumentos da mistura obrigatória previsto na Resolução 16/2018 editada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O texto prevê que a adição de biodiesel ao óleo diesel mineral deverá avançar um ponto percentual ao ano até atingir o teto de 15% a partir de março de 2023.
Para garantir o abastecimento do mercado, a EPE antecipa que o setor deverá agregar mais 4,64 bilhões de litros em capacidade produtiva nova – 51,4% em relação ao parque atual – chegando perto de 13,7 bilhões de litros instalados. A estimativa é que o setor mantenha constante uma sobrecapacidade próxima de 20%.
Nas contas da EPE, para chegar nesse ponto as usinas deverão investir cerca de R$ 2 bilhões tanto em novas usinas quanto na expansão das unidades atuais.
Com informações do site BiodieselBR.com
Ver todas
Voltar