Importação de biodiesel: o que isso significa para o mercado brasileiro



14.12.2020

Em relação à abertura para importação de biodiesel, se esta medida for implementada será devastadora para toda a cadeia produtiva, com impactos que alcançarão muito além do biodiesel, e abalarão as indústrias de óleo vegetais, farelos e proteínas animais no Brasil.

O biodiesel responde por mais da metade do óleo de soja consumido no mercado interno, incentivado diretamente o aumento do esmagamento de soja no país. É imprescindível que seja feita uma avaliação minuciosa sobre os efeitos negativos que a abertura para importação terá sobre a industrialização da soja no Brasil, além da consideração das condições de tributação/subsídios nos prováveis países exportadores em relação à competividade.

Precisamos pensar na complexidade da cadeia produtiva do biodiesel que, além de segurança energética, traz consigo diversos elos da cadeia de proteínas-carnes que são fortemente influenciadas pela produção do farelo, via ração, e isto é segurança alimentar.

Em pouco mais de uma década, o Brasil saiu da produção zero de biodiesel para alcançar o posto de terceiro maior produtor global deste combustível renovável. As externalidades positivas para a população são diversas: desenvolvimento regional, interiorização da indústria, geração de empregos e renda de qualidade, melhoria da qualidade do ar, redução de mortes e internações decorrentes da poluição, além de segurança energética, o que nos deixa menos dependentes de combustível importado.

Este é um patrimônio da sociedade brasileira e precisamos preservá-lo. E não podemos esquecer as raízes.

Fonte: site Epbr



Ver todas
Voltar
×