A origem do Arroz Maria Isabel
27.02.2023
Tendo como base da receita o arroz e o charque, o Arroz Maria Isabel é um dos pratos mais apreciados na culinária nordestina. A receita também é bastante popular na região Centro-Oeste do Brasil, especialmente no Mato Grosso do Sul, onde a iguaria é comparada à galinhada.
A origem do Arroz Maria Isabel é contada pelo escritor piauiense Enéas Barros no livro “O Escravo e o Senhor da Parnahiba”: o fazendeiro, comerciante e dono de escravos Simplício Dias da Silva recebeu de herança de seus pais uma propriedade rural produtora de charque.
Ainda de acordo com o escritor, Simplício, que criava gado, exportava toda a sua produção de couro. Em contrapartida, a carne era utilizada para o preparo de charque. Como o charque era abundante, os escravos, por iniciativa própria, criaram o prato e o batizaram com o nome de Maria Isabel, esposa do senhor.
Repleta de sabores, a receita é nutritiva e tem como principais ingredientes o arroz, legumes (onde a cebola e o pimentão são indispensáveis) e o charque, que também pode ser substituído pela carne seca.
Embora eventualmente seja confundida com o charque ou a carne de sol, a carne seca necessita, além da salmoura, poucas horas de exposição solar.
Já a carne para a produção do charque é envolta em uma quantidade generosa de sal e exposta vários dias ao sol.
Fonte: site Agro 2.0
Ver todas
Voltar