A produção de arroz no Brasil
07.03.2022
O Brasil é o maior produtor e consumidor de arroz fora da Ásia. Seu suprimento anual alcança, em média, 15 milhões de toneladas de arroz em casca para atender ao consumo de 12,14 milhões de toneladas.
O Brasil integra o Mercado Comum do Sul (Mercosul) com Argentina, Paraguai e Uruguai. Este bloco econômico tem um suprimento médio anual superior a 20 milhões de toneladas de arroz (base casca), dos quais 7 milhões de toneladas são destinados à exportação para terceiros países ou intrabloco.
Da safra brasileira, cerca de 75% são colhidos no Sul do País, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em 1,25 milhão de hectares, sob clima subtropical. O sistema de cultivo é irrigado e o rendimento médio de 7,5 mil quilos por hectare de grão longo-fino. O cereal para exportação origina-se todo nesta região. O restante da safra nacional, cultivado nas demais regiões, é direcionado ao consumo interno.
A empresa Brejeiro foi a primeiro a vender arroz no pacote, em supermercados e mercearias. Atualmente, oferece três opções de arroz: Tipo 1, Parboilizado, Parboilizado Integral, Premium, o Saboroso Tipo 1 e o Gimba Tipo 3. Todos produzidos com o sistema Water Polish, o mais avançado do mundo.
Fonte: site Brazilian Rice
Ver todas
Voltar