A Origem da Paella



17.04.2023

A paella surgiu nos arredores da primeira grande plantação de arroz na Espanha, nas proximidades da cidade de Valência, como alimento dos camponeses nos séculos 15 e 16. Eles saíam para o trabalho rural levando arroz, óleo de oliva e sal, além do recipiente para cozinhar: uma panela redonda com alças, ampla e rasa chamada de “Paella”. Esse formato facilitava o mexido do arroz e seus componentes durante o preparo, proporcionando um cozimento por igual.

Como a origem da paella está fortemente relacionada ao campo, incorporavam à receita os ingredientes que encontravam, como carne de caça (especialmente lebre e pato), legumes da estação e açafrão, uma nobre especiaria retirada das flores, dando o colorido amarelado ao arroz. Passado algum tempo, a paella difundiu-se e alcançou o litoral do país. Foi aí que frutos do mar passaram a ser incorporados ao prato e essa receita, hoje em dia, é a mais conhecida fora da Espanha.

A paella é um prato festivo, e o mais famoso e tradicional da culinária espanhola, Na Espanha ela é associada a datas marcantes como: casamentos, aniversários, batizados, feriados religiosos e finais de semana. A paella valenciana, a original, é bastante consumida em todo o país. Já a paella de frutos do mar se tornou o símbolo gastronômico da Espanha dentro e fora de lá.

Fonte: Portal São Francisco



Ver todas
Voltar
×