A soja na alimentação



31.07.2023

A soja é um alimento calórico-proteico, que tem em sua composição proteínas, lipídios (óleo), carboidratos (açúcares e fibras) e minerais. As proteínas da soja possuem alto valor biológico, assemelhando-se, portanto, às proteínas animais. A soja é o único vegetal que contém proteína completa, equivalente à do ovo, podendo ser consumida como fonte única de proteínas, tanto a curto como a longo prazo.

O óleo da soja é rico em ácidos graxos poli-insaturados:linoléico (Omega-6) e Linolênico (Omega-3), e lecitina.
A soja não possui amido em sua composição e os principais açúcares que ela contém são frutose, glicose e sacarose, além de possuir um teor considerável de fibras solúveis, que auxiliam no controle do diabetes, principalmente do Tipo II.

O teor de minerais na soja é de aproximadamente 5 a 6%, sendo, como outras leguminosas, fonte de ferro. Constitui-se em boa fonte de outros minerais, como cobre, fósforo, magnésio, potássio e zinco. É também uma fonte moderada de cálcio.

Enquanto verde, é boa fonte de riboflavina (vitamina B2), niacina, ácido ascórbico (vitamina C) e pró-vitamina A. Quando madura, é ótima fonte das vitaminas E e K e boa fonte de tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2) e ácido fólico.

Fonte: site Embrapa



Ver todas
Voltar
×