As particularidades do plantio de arroz
27.08.2018
A semeadura direta é o sistema mais adequado de plantio de arroz irrigado nas várzeas tropicais. O arroz produzido por esse sistema pode atingir a maturação sete a dez dias antes daquele transplantado. Essa redução de ciclo pode ser importante para áreas onde se utilizam cultivos sucessivos e/ou apresentam limitações climáticas, como ocorrência de baixas temperaturas. Nesse sistema, as sementes são distribuídas diretamente no solo, quer seja na forma de semente seca ou pré-germinada.
A semente seca exige manejo eficiente das plantas daninhas. O solo envolve os preparos primário e secundário, mediante o uso de um ou mais implementos. O preparo do solo deve propiciar condições satisfatórias para a semeadura, a germinação das sementes, a emergência das plântulas, o desenvolvimento e a produção das plantas.
O preparo primário consiste em operações mais profundas com o uso de grades aradoras para romper as camadas compactadas e proceder ao enterrio da cobertura vegetal. No preparo secundário, as operações são mais superficiais, realizadas com grades destorroadoras e niveladoras ou plainas para destorroar, nivelar, incorporar agroquímicos e eliminar plantas daninhas.
A semeadura é feita com a camada superficial do solo drenada e, de acordo com os equipamentos usados, pode ser subdivida em: semeadura a lanço e semeadura em linhas.
Fonte: site Embrapa
Ver todas
Voltar