UFPB patenteia hidrogel a base de glicerina para uso na agricultura



21.06.2021

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão trabalhando para aprimorar um novo tipo de hidrogel, composto por polímeros produzidos a partir de glicerina. O material será usado em aplicações agrícolas e já teve sua patente concedida pela Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi).

Já bastante utilizado na agricultura, os hidrogéis – ou géis de plantio – são materiais com elevada capacidade para reter água e liberá-la para as plantas, de acordo com suas necessidades, reduzindo os efeitos negativos do stress hídrico. O uso do material reduz o consumo de água nas lavouras, diminuindo a frequência nas irrigações. Os produtos atualmente disponíveis no mercado são fabricados a partir de polímeros sintéticos de poliacrilamida.

A contribuição da UFPB foi desenvolver uma alternativa mais econômica à base de glicerina mantendo performance similar ao produto convencional. De acordo com material de divulgação da UFPB, a economia na produção do material pode chegar a 50%.Além disso, a nova técnica é mais sustentável por se basear em matérias-primas naturais e biodegradáveis.

O grupo responsável pelo projeto agora está em busca de parcerias para viabilizar a comercialização da tecnologia.

Fonte: BiodieselBR.com, com informações da UFPB



Ver todas
Voltar
×